Olá pessoal!
Compartilhando uma planilha de precificação super simples para ser utilizada no dia a dia de uma operação de e-commerce iniciante.
Vejo que na internet existem diversos métodos e planilhas disponíveis, porém o grande problema é que estão carregadas de parafernálias que não são necessárias para fazer um calculo adequado. Especialmente quando estamos falando de empresas iniciantes.
O conceito por traz dessa planilha é muito simples!
Basta informar alguns dados básicos que a planilha irá sugerir um preço final de venda do produto.
Esse preço será, em termos simples, o dinheiro que irá sobrar de lucro e para pagar as despesas de operação do negócio, ou seja, tudo o que é gasto mensalmente para manter a empresa funcionando:
Salários, energia, água, sistemas…
Eu optei por não colocar essa parte no calculo justamente por ser o que torna tudo mais complicado. E no fim das contas não é realmente necessário.
Passo a passo de como fazer uso:
Primeiramente preencher os dados do produto: código e nome:
Depois informar os dados básicos, como:
Custo: Valor pago na compra do item, já incluindo frete se for o caso.
% Impostos: Quanto você paga de imposto na venda, sua alíquota.
% Comissão: Valor a ser pago de comissão, ou taxa de cartão, boleto…
Taxa Fixa: Caso seja cobrada alguma taxa fixa na venda. Os R$ 5,00 do Mercado Livre por exemplo.
Taxa Frete: Caso seja cobrada a taxa de frete grátis.
E por fim, basta informar a margem de lucro esperada, que a planilha automaticamente irá calcular o preço de venda ideal e o lucro final em R$.
A maneira mais adequada de utilizar a planilha é preencher todo o estoque de produtos nela, e ir atualizando conforme novas compras.
Vamos supor que seja vendido 100 unidades de um item que de R$ 10,00 de lucro por venda.
100 * 10 = R$ 1000,00. Esse valor será a montante a ser utilizada para pagar as despesas da empresa, conforme citado anteriormente e o que sobrar é o lucro em si.
Para ganhar acesso a planilha basta responder esse tópico, pedindo eu quero e eu irei enviar no e-mail de maneira gratuita.