Como eu utilizo soluções low-code na operação de e-commerce

Antes de tudo, vamos entender do que se trata o tal de low-code. Por definição são soluções de desenvolvimento de software que dependem de pouco ou nenhum código. Ou seja, sem muitas linhas de programação é possível desenvolver e implementar aplicativos para atender alguma necessidade específica.

De acordo com pesquisa da Research and Markets, é estimado que o low-code movimente algo em torno de US$ 190 milhões até 2030.

Desde os primórdios da operação de e-commerce utilizamos esse tipo de ferramenta. No início foi para resolver questões pontuais e com o passar do tempo para agilizar e automatizar alguns processos mais robustos.

Atualmente utilizamos duas soluções: Google App Script e Retool.

Google App Script

O Google App Script é uma solução low-code que faz parte da assinatura do Google Workspace. Mas também pode ser utilizada(de maneira um pouco mais limitada) a partir de uma conta gratuita.

Em resumo, é um ambiente de desenvolvimento Javascript criado para interagir com as aplicações do Google através das mais diversas APIs.

No nosso caso, tudo é feito em cima de uma Google Sheet — a planilha do Google. Para quem é das antigas, imagine o App Script como o VBA do Excel, porém infinitamente superior e executado na nuvem.

Mas vamos ao que interessa, de que maneira especificamente utilizamos aqui na empresa:

Google App Script no dia a dia de um E-commerce

Lá por 2017 eu ainda não havia enxergado todo o potencial da ferramenta. Havia utilizado para agilizar algumas tarefas específicas e pontuais e acabei deixando de lado. Somente depois de conhecer o Gabriel Bollico da Shopb e ver que ele também fazia o uso do App Script, porém de maneira mais estratégica, fui perceber o enorme potencial da solução.

A partir daí, desenvolvemos diversas “planilhas automatizadas” para muitas situações. Vejam alguns exemplos:

Planilha de Precificação

Para quem está no regime tributário normal, entende que o processo de formação de preços não é tão simples quanto parece. No nosso caso utilizamos o Tiny ERP para fazer a gestão de produtos e o mesmo não conta com um módulo de precificação que seja viável de ser utilizado. Ou seja, que faça o cálculo completo de créditos e débitos de todos impostos, e que leve em conta a DIFAL, variando conforme a situação tributária de cada produto.

Através de uma planilha automatizada, a cada nova nota fiscal de compra recebida, importamos do Tiny e realizamos a precificação de maneira rápida e fácil, atualizando tudo via API.

Notificação de Novos Pedidos

A notificação de novos pedidos tornou-se indispensável no dia a dia da operação. Pois de maneira muito fácil e intuitiva conseguimos monitor as vendas e encontrar possíveis erros de precificação.

Trata-se de uma solução simples, onde a cada novo pedido realizado por um cliente, imediatamente recebemos uma mensagem em um canal do Google Chat, que é a ferramenta de comunicação interna que utilizamos no momento.

Em alguns momentos conseguimos evitar ou pelo menos amenizar alguns desastres. Pois quem lida com vendas online sabe que erros em preço e estoque são passíveis de acontecer e podem causar um estrago caso não sejam corrigidos em tempo.

Retool

Eu descobri o Retool recentemente e fiquei impressionado com o universo de possibilidades que a ferramenta proporciona. Para utilizar os aplicativos desenvolvidos em modo produção, é necessário pagar, porém eu considero o valor da assinatura relativamente barato, hoje o plano Team está em torno de US$ 10,00/mês.

Mas vamos focar nas funcionalidades. O Retool permite conectar-se de maneira absurdamente simples e em poucos cliques a várias fontes de dados externos: Big Query, APIs Rest, Google Sheets, Amazon S3, entre muitas outras opções.

E o principal é que a solução permite extrair os dados de maneira muito simples. Em APIs que utilizam autenticação OAuth 2.0, como a do Mercado Livre por exemplo, todo o processo é feito de maneira totalmente automática e fácil. Além disso, é possível executar consultas SQL em qualquer conjunto de dados, seja ele qual for, até mesmo JSON.

Utilização do Retool no E-commerce

Pelo fato de ter conhecido a ferramenta recentemente, por enquanto temos apenas uma aplicação implementada, mas que tornou-se incrivelmente útil para nossos processos.

Monitor de Vendas

Eu apelidei a ferramenta de Monitor de Vendas, pois essa é exatamente a função dela. Em meio ao caos tributário e a vasta complexidade de lidar com múltiplos canais de venda e suas respectivas regras comerciais, sempre foi muito complicado apurar o resultado líquido de cada pedido recebido.

Então desenvolvemos o monitor, justamente para fazer (quase)todos os cálculos de maneira automática. Basta inserir o número da nota fiscal e o valor de repasse para mostrar o detalhamento de impostos e custos da transação de maneira 100% fiel.

Com isso, todos os dias a equipe obtém uma amostragem dos pedidos do dia e utilizam a ferramenta para montar um relatório de acompanhamento. Através dele conseguimos identificar várias distorções de preços, comissionamento e taxas de frete que precisam ser ajustadas para evitar prejuízos recorrentes.

Cuidados e Recomendações

Nem tudo é perfeito. Apesar de soluções low-code serem muito versáteis e de baixo custo é bom entender que pode haver algumas desvantagens.

A primeira delas é que para desenvolver ferramentas e aplicativos leva tempo, seja do próprio empreendedor em empresas menores ou de alguém da equipe designado para isso. E é bom ter clareza se o esforço empregado realmente valerá a pena em termos de retornos para a operação.

Minha recomendação é a seguinte: Caso você não tenha a mínima ideia de como essas soluções funcionam, não tenha conhecimentos básicos de desenvolvimento de software, ou não tenha um programador na equipe, bem possivelmente não é vantagem adotar o low-code.

Agora, se você já é familiar com programação ou já está em um patamar maior, para comportar um time focado nisso, talvez seja no mínimo interessante testar alguma das opções acima.

Show de bola, Alan!!!
Muito boa essas aplicações… tenho alguns projetos para sistemas tambem, mas não tenho muita familiaredade ainda, nem tempo para explorar. O Retool tambem funciona com o tiny?

O Retool funciona com o Tiny. Na real funciona com praticamente tudo, pois é compatível com API Rest que é atualmente utilizada por 99% dos serviços.